Cultura é sobre previsibilidade

Você já ouviu falar que a cultura organizacional é o que o time faz quando o dono não está olhando?

Ou que a cultura come a estratégia no café da manhã?

Estas afirmações destacam a importância da cultura dentro de uma organização, frequentemente percebida como um senso de propósito compartilhado e algo transformador.

Mas, afinal, o que realmente define a cultura organizacional?

E como saber se ela está alinhada com os objetivos da sua empresa?

Cultura organizacional é sobre previsibilidade. Assim como você conhece uma pessoa a ponto de prever suas ações em determinadas situações, a cultura de uma empresa é aquilo que está enraizado no time, permitindo que os colaboradores ajam de forma consistente sem precisar pensar duas vezes. Esta previsibilidade é o resultado de pequenos exemplos dados dia após dia, com consistência e coerência, especialmente vindos da alta gestão.

Entretanto, contar apenas com o exemplo não é suficiente. Empresas estão em constante evolução, com novos colaboradores e stakeholders que ainda não internalizaram a cultura existente. Por isso, é crucial formalizar como a empresa age e pensa. Isso é feito por meio da divulgação interna constante dos valores, objetivos (OKRs) e propósitos da empresa, além de agir em conformidade com esses princípios. Quando a razão por trás das ações da empresa está clara, todos podem compartilhar o mesmo pensamento e propósito.

Se você está em dúvida se a cultura da sua empresa realmente reflete o que você deseja, avalie se os exemplos, propósitos e valores estabelecidos são evidentes no comportamento do seu time. A cultura organizacional deve ser um reflexo autêntico do que a empresa representa, guiando os colaboradores a agir de maneira alinhada com os objetivos estratégicos da organização.

Ao garantir que a cultura organizacional esteja bem definida e alinhada com os objetivos da empresa, você cria um ambiente onde todos sabem exatamente o que fazer e por que estão fazendo.

Isso não apenas fortalece a coesão interna, mas também impulsiona a empresa rumo ao sucesso.

Afinal, uma cultura organizacional forte e coerente é a chave para uma empresa próspera e bem-sucedida.

#culturaorganizacional #cultura #gestaodepessoas #liderança

Você realmente gerencia o seu negócio?

Responda ao nosso diagnóstico gratuito para receber no seu e-mail as notas do seu negócio nas áreas de planejamento, financeiro, operações, gestão de pessoas, entre outras. Entraremos em contato com você em seguida.